quinta-feira, 20 de março de 2008

Ídolos do Passado: Mark Price


Mark Price, o eterno dono da camisa de número 25 do Cavs, era um armador, 1.83 m, que era muito criticado por ser baixo, lento, e deliberado para um jogo de alto nível como a NBA, mas logo calou a boca dos críticos.

No ano de 1986, Dallas Mavericks teve a 25ª escolha no Draft, a primeira escolha de 2º Round, e então, escolheu Mark Price, que foi trocado no mesmo ano para o Cavs, onde atingiu o seu auge.

Price é um dos maiores PG's da história do Cavs, e é considerado um dos maiores chutadores da história da NBA. Ele terminou sua carreira com um aproveitamento total de 90.4% de aproveitamento em lances livres, o que o coloca como líder da história NBA neste quesito, além de obter um aproveitamento total de 40% em arremessos de 3 pontos.

Price era constantemente colocado entre os líderes em assistências na NBA, pois ficou entre os 10 líderes em assistências 5 vezes nas 9 temporadas disputadas pelo Cavs, além de ser o líder da história da franquia em assistências, com 4 206.

Jogando pelo Cavs, Price venceu o Long Distance Shootout (atual Three Point Shootout) duas vezes (1993 e 94), disputou quatro vezes o All-Star Game (1989, 92, 93 e 94), fez parte do All-NBA Team quatro vezes (1988-89, 91-92, 92-93 e 93-94) sendo que na temporada de 1992-93 ele fez parte do All-NBA First Team, e por último, foi campeão do FIBA World Championship pelos EUA em 1994.

Ainda jogando pelo Cavs, Mark Price tem estatísticas muito boas, como: 1º em assistências dadas, 3º em pontos feitos, 3º em aproveitamento de arremessos de 3 pontos, 3º em lances livres feitos, 4º em arremessos feitos, 4º em arremessos tentados, 5º em jogos jogados, 5º em lances livres tentados, 5º em minutos jogados, foi escolhido por 32 membros do Northeast Ohio media para fazer parte do Cavs All-Time Starting Five no ano em que o Cavs completou 30 anos, sendo o jogador mais votado pelos torcedores do Cavs para fazer parte do Cavs All-Time Team.

No fim de sua carreira, Mark Price foi alvo de constantes lesões que o fizeram ser trocado para o Washington Bullets (atual Washington Wizards) na temporada de 95-96. Price jogou uma temporada pelo time da capital americana, antes de ser trocado para o Golden State Warriors, onde jogou também apenas uma temporada antes de ser trocado ao Orlando Magic, franquia onde o armador jogou sua última temporada na NBA antes de se aposentar como jogador. Não muito depois da aposentadoria de Price, em 13/11/1999, o Cavs aposentou o número 25 de suas camisas, número que era usado pelo armador.

Um comentário:

  1. Grande Armador...era bonito ver Price jogar! Sou um fã incondicional desse rapaz!

    ResponderExcluir