sexta-feira, 16 de março de 2012

Cavs deixa futuro da franquia ainda melhor após troca



Como prometido, agora iremos analisar detalhadamente a troca que o Cavs fez no dia de ontem. Porque o Cavs fez aquilo, qual o objetivo da franquia, porque pegou dois jogadores que teoricamente em nada adicionam a equipe, entre outras perguntas iremos responder agora.

Vamos começar colocando a troca:

Cavs recebeu:

Luke Walton
Jason Kapono
Escolha da primeira rodada do Draft 2012 do Lakers
Direito de trocar sua escolha vinda do Heat (adquirida na troca por LeBron) da primeira rodada do Draft 2013 pela escolha do Lakers.

Lakers recebeu:

Ramon Sessions
Christian Eyenga


Primeira coisa é entender porque o Cavs pegou dois jogadores considerados fracos. A questão é simples, para o Cavs que está em reconstrução, todas as trocas que a equipe se envolver será visando um futuro próximo, e não o presente. Não adianta trazer um jogador de expressão e fazer uma corrida para entrar nos playoffs, e depois ficar com apenas uma escolha na primeira rodada do Draft e uma escolha no meio da tabela. Por isso que Luke Walton e Jason Kapono não irão fazer diferença na equipe, e o Cavs se quer tem interesse neles. Adquiriu ambos para os salarios na troca se equivalerem, e porque Lakers exigiu colocá-los na troca. Jason Kapono por exemplo, irá ser dispensado pela franquia, e para o lugar dele o Cavs irá contratar Manny Harris para o resto da temporada. Já Luke Walton irá jogar, mas nada que atrapalhe ou ajude a equipe, deverá ter pouco tempo de quadra. Cavs sim precisar pagar seu salário de 6 Milhões, mas isso não irá pesar no Cap Space da equipe, 6 Mi é pouco para um time que aliviou muito sua folha salarial no último ano. Então é aquela coisa, esqueçam Walton e Kapono, nem no anuncio da troca no site do Cavs os dois aparecem.

Agora vamos tentar entender porque o envolvido nessa troca foi Ramon Sessions, que vinha fazendo uma boa temporada pela equipe. É outra coisa que também é simples de entender, uma frase de Chris Grant na entrevista de ontem resume bem o motivo. "Sei muito bem que existem cerca de 13 times com espaço na folha salarial e com interesse em Sessions, todos eles iriam atrás de Sessions quando a temporada terminar. Por isso resolvemos adquirir uma escolha de primeira rodada em troca dele". É isso. Ramon Sessions sairia do Cavaliers após essa temporada de graça, não existe o porque a equipe manter Sessions, até porque o objetivo da equipe nem ir aos playoffs é, e sim ter uma escolha boa no Draft temporada que vem, deixando o time agora pior, não irá atrapalhar. Não estou dizendo que os dirigentes, o técnico e os jogadores querem perder os jogos, mas sim que não faz diferença agora ter uma equipe nota 6,0 ou uma equipe nota 5,0. Outro envolvido na troca foi Eyenga, que não evoluiu o que se esperava dele, e com a evolução de Gee, perdeu seu espaço na franquia. Sua saida em nada muda.

Como disse acima, Cavs conseguiu exatamente o que queria por Sessions, uma escolha de primeira rodada. Agora, a equipe tem 4 escolhas no forte Draft de 2012, sendo todas elas entre as 40 primeiras. Isso é reconstuir uma equipe, deixar o futuro melhor. Se isso não bastasse, um dos aspectos da troca menos falado porém muito bom para o Cavaliers, é o direito de trocar sua escolha vindo do Heat com a escolha do Lakers. O Cavs possui o direito da escolha da primeira rodada de 2013 do Miami Heat, e agora poderá trocar essa escolha com a do Lakers. Um exemplo, vamos supor que na temporada 2012/2013 o Heat tenha o melhor recorde da liga na temporada regular, tendo assim a 30º escolha da primeira rodada de 2013, e o Lakers fique com a sétima melhor campanha da liga, tendo assim a 23ª escolha. O Cavs poderia trocar essa sua 30º escolha pela 23º do Lakers, subindo assim 7 escolhas no Draft.

Desde que assumiu a função de Gerente geral do Cavs, Chris Grant vem acertando em suas decisões, e acelerando a reconstrução da equipe. Atualmente já estamos entre os 10 melhores times do Leste, uma evolução bem grande em relação a temporada passada, e com as escolhas no draft, e o espaço na folha salarial, a equipe deve evoluir ainda mais na temporada que vem, já podendo pensar em playoffs.

10 comentários:

  1. Oh Yeah e assim temporada q vem dispensando o walton haha go cavaliierrs

    ResponderExcluir
  2. na opinião de vcs, o que o cavs deve priorizar no draft: SG OU SF???

    Pra mim, deveria ser um SG, pq o GEE vem fazendo uma exelente temporada e deve evoluir ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim tanto faz, o Alonzo Gee pode jogar tanto na posição 2 quanto na posição 3.

      Nome: Raniely

      Excluir
  3. só espero que nao escolha outro tristan, pois ele é muito fracooo

    ResponderExcluir
  4. Lorenzo Rizzi18/03/2012, 16:46

    o gee evoluindo e irving tambem mais o tristan pra uma escolha 4 n ta fazendo o q se esperava entao so tem como nos arriscarmos no draft,a posição 2,3 pode ser ultilazada por alonzo e por jamison aiquando varejão voltar teremos um 5 bom,mais o 4 tera de ser tristan o 1 e claro o irving seria um time competitivo pra esse ano.

    ResponderExcluir
  5. Pra vocês eu respondo a mesma coisa que o Marcelo Urbano Falou pra mim: "o Thompson vem jogando muito bem, tirando Varejão, é disparado o melhor do Cavs no garrafão se for fazer um computo geral de defesa e ataque. Jamison é veterano e sabe jogar ofensivamente, mas Thompson tem um jogo de defesa bem mais apurado que Jamison, só que um é veterano e outro é rookie, por isso Jamison é titular. Então acho que precisamos estar feliz com a escolha do Cavs."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tristan ainda é um jogador em construção. Se ele aprender a jogar ofensivamente (o que eu acredito), ele deve ser o titular da posição nos próximos anos.

      Excluir
  6. Acredito que os CAVS Devem foca Suas duas primeiras escolhas em um SG e um Pivo pois não tem um resevaa para o varejão e Antony park es ta velho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Allan.
      Ainda é cedo pra pensar no draft, com a loteria pela frente e tantos jogadores bons pra escolher, mas dá pra começar a se acostumar com alguns nomes para o Cavs: Bradley Beal, Michael Kidd-Gilchrist, Harrison Barnes.

      Excluir
  7. Mara Ribeiro,

    Parabéns pela matéria, qualidade de informações e claras, trabalho no Portal Melhores Franquias e suas dicas ajuda na construção de idéias para que vai adquirir uma Franquia, abraços.

    ResponderExcluir