sábado, 18 de junho de 2011

NBA Draft 2011: Derrick Williams


Começando hoje faremos até o dia do Draft analises das possiveis escolhas do Cavs no Draft de 2011, que ocorre na quarta feira. O jogador analisado hoje é Derrick Williams, o próximo será Kyrie Irving.

Perfil

Posição: SF/PF
Altura: 2,08
Universidade: Arizona
Médias na NCAA: 30 minutos, 19.5 pontos, 8.3 rebotes, 59%FG.

Qualidades:

Estatisticamente, Derrick Williams fez duas temporadas sensacionais na NCAA, principalmente ofensivamente. Um jogador muito explosivo e forte, que sabe utilizar muito bem esses dois aspectos no lado ofensivo da quadra. Pode pontuar de diversas maneiras, tanto de costas quanto de frente para a cesta. Tem um trabalho de pernas muito bom. Além disso, é um bom chutador de média e longa distância. Na NCAA teve 57% da linha dos três pontos, apesar de ter tentando poucos chutes. Como PF, é mais rápido que seus marcadores, como SF, é mais alto e forte, é um verdadeiro problema de matchup para os defensores. Ele também tem uma boa movimentação sem a bola, procura o espaço correto para receber a bola. Como já dito, é um jogador muito explosivo e atlético, gosta de dar enterradas de mexer com o publico. Sua porcentagem de lance livre é boa (74%), mas pode ser melhorada. Apesar de todas essas habilidades ofensivas, é um jogador que raramente força alguma bola, ou tem uma alta quantidade de chutes no jogo caso seu aproveitamento esteja baixo. Na NCAA, mostrou também ser um jogador que cresce nos momentos decisivos.

O que precisa melhorar ?

Muitos analistas olham como problema a dúvida que o próprio Derrick Williams tem sobre sua real posição na NBA. Muitos dizem que ele irá ser ala/pivô (PF), outros dizem que ele é mais um ala (SF). Williams precisa rapidamente ver que posição é a melhor para ele, e ai sim adaptar seu jogo para tal posição. Derrick Williams se diz mais convencido que é um ala, acontece que caso ele fique como ala, muitos analistas acham difícil ele ser um bom marcador contra os melhores alas da NBA. Como defensor, Williams precisa melhorar para ser eficiente dentro da NBA, tanto para marcar os alas/pivôs quanto para marca os alas. Ele não é um brigador dentro do garrafão, falta a ele essa vontade de pegar os rebotes, muitas vezes ele fica olhando a disputa pelo rebote. Já ofensivamente, um ponto que Derrick Williams necessita trabalhar é seu controle de bola, caso ele realmente queira ser um SF na NBA, ele precisa diminuir os tornouvers. Quando um defensor pressiona ele, muitas vezes Williams comete erros. Ele também precisa trabalhar seu passe e sua visão de jogo, que é ainda limitada.

Papel que teria no Cavaliers:

Acredito que caso ele venha para a equipe, Byron Scott iria testar primeiramente ele como SF. O Cavs carece muito nessa posição, e dentro do garrafão, acho que Scott quer que Hickson seja o titular como PF. Chegaria para fazer impacto imediato, já que o Cavs necessita desesperadamente disso.

Chance de ser escolhido pelo Cavaliers:

A chance existe, mas não é tão alta devido o interesse do Cavs em Kyrie Irving. Caso Cavs escolha o armador na primeira escolha, provavelmente Williams será escolhido na segunda, ou no maximo, na terceira escolha, assim, não sobrando para o Cavaliers em sua quarta escolha. Se o Cavs realmente quer Derrick Williams, terá que arrumar alguma troca até o dia do draft, ou escolhe-lo na primeira escolha, ficando assim sem Kyrie Irving.

6 comentários:

  1. Vocês depois vão postar qual opção vocês acham que é melhor para o Cavs ou algo do tipo? =x

    ResponderExcluir
  2. Vamos sim, cara. Terça feira a noite colocaremos nossa opinião sobre as primeiras 10 escolhas do Draft.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Acho importante manter o Gibson na equipe. Caso o Irving seja escolhido, seria bom trocar o Antony Parker e mais alguém para a vinda de um bom pivô.
    Ai sim teríamos time para brigar pelo título.

    ResponderExcluir
  4. Eu não draftaria o D-Will, usaria a 4th pick como troca, já que tem muito time interessado no Kanter, e pegaria um SG, como o Nick Young, e usaria TE + alguém numa trade pelo Iguodala... acho que pegando esses dois jogadores, já dá pra fazer uma ótima temporada, pois o Iggy é um dos melhores defensores da liga e o Cavs tem uma defesa bastante fraca, mas que melhoraria MUITO com ele...

    Nosso garrafão querendo ou não, temos o Varejão, que é raça pura, dá pra aguentar com ele mais uma temporada, não vai ser de uma hora pra outra que vamos voltar a ter aquele time da era Lebron!

    ResponderExcluir
  5. Varejão/Erden
    Hickson/Jamison/Samuels
    Iguodala/Gee
    Young/Gibson/Eyenga
    Irving/Baron/Sessions

    ainda temos a pick #32, que pode sair alguma coisa boa talvez, e Baron ou Jamison pra tentar trocar (eu tentaria trocar o Baron) e melhorar o banco, o time já daria um UP absurdo!

    ResponderExcluir
  6. Excelente jogador o Derrick Williams, e seria legal fazer uma troca pelo segundo pick pra levar ele. Mas muito difícil acontecer, O Wolves não se interessa muito pelo que o Cavs pode oferecer.
    Então que venha o Irving.

    ResponderExcluir